Abriu um novo negócio? Crie uma fanpage.

A competição pela atenção do consumidor só aumenta nas redes sociais. Empresas de todos os segmentos e de todos os portes estão investindo nessas mídias por conta do seu baixo custo. Desde o pequeno vendedor de perfumes que acabou de entrar no mercado até a grande franquia de lanchonetes. Com mais de 2 bilhões de usuários cadastrados, pode-se dizer que o Facebook é a melhor alternativa para iniciar um relacionamento com os clientes na web, e isso deve ser feito através da criação de uma fanpage. Esse post deve servir como guia para quem deseja ter uma fanpage com um aspecto mais profissional. Não é sobre como dar um tchan na página. É sobre fazer com que o cliente encontre o que você tem para mostrar e confie no que está vendo.

Nota: Eu poderia começar falando sobre o nome da página. Mas eu suponho que a esta altura você já saiba que o nome da sua página deve ser simples e objetivo: simplesmente use o nome da marca ou o nome pelo qual os clientes a reconhecem. Contem isso como #DicaExtra!

 

#DICA1: Tenha uma boa identidade visual.

Estou falando do famoso conjunto FOTO DE PERFIL + CAPA. Devo começar dizendo que são duas coisas diferentes. Então, nada de usar a mesma imagem para preencher os dois espaços.

A foto de perfil da fanpage irá aparecer ao lado de suas postagens na linha do tempo dos clientes. Você quer ter sua marca associada ao ao que você mostra? Utilize seu logotipo e garanta que seu público não terá dúvidas de quem está falando com ele.

A capa é o maior espaço fixo que qualquer visitante da sua página obrigatoriamente terá que ver. E não é apenas uma foto de capa: Pode ser um vídeo também, e isso te dá a oportunidade de usar áudio na comunicação! Aproveite esse espaço para exibir campanhas, ofertas especiais e etc. Lembre-se: As informações contidas na capa devem ser totalmente visíveis em dispositivos móveis e desktops.

#DICA2: Acerte no nome de usuário.

O que você acha mais profissional: facebook.com/aemidiacriativa ou facebook.com/aemidiacriativa3456.789?

Um nome de usuário curto e consistente permite que sua página seja encontrada e marcada com mais facilidade. Sem falar que isso ajuda bastante na hora de criar peças gráficas e colocar as suas redes sociais.

#DICA3: Atualize as informações da guia Sobre.

Essa é uma etapa chave da criação de uma página.  Além de contar mais sobre o seu negócio, isso fará com que os mecanismos de busca do Facebook entreguem os resultados da maneira correta aos usuários que buscam o que você oferece.

É na guia Sobre que você mantém o público informado sobre seu horário de funcionamento, endereço, formas de pagamento, telefone para contato, e-mail, site e muito mais.

É importante manter tudo isso atualizado para garantir que seu cliente encontrará sua página.

#DICA4: Acerte no Modelo da Página.

Se você tem um restaurante a sua página não deve parecer com a de uma loja de roupas. O Facebook oferece uma biblioteca de modelos para que seja ainda mais fácil configurar as coisas na fanpage.

Para modificar o modelo padrão acesse o menu Configurações > Editar Página > Modelos. Logo de cara você verá o modelo atual e poderá clicar em Editar caso deseja alterar. Os modelos disponíveis são:

  • Serviços
  • Negócios
  • Locais e Eventos
  • Organização sem fins lucrativos
  • Políticos
  • Restaurantes e cafés
  • Compras
  • Criador de vídeo

#DICA5: Conecte-se ao Instagram.

Você quer facilidade? Então não deixe de conectar sua fanpage com o perfil do seu negócio no Instagram.

Editar detalhes da conta através do Facebook

Sem sair do gerenciador de páginas você pode editar todos os detalhes da conta da sua empresa no Instagram. Todos os seus administradores e editores também terão acesso a essas informações.

Gerenciar comentários

Os comentários das suas postagens feitas no Instagram poderão ser gerenciados por administradores, editores e moderadores da página.

Criar anúncios

Ao criar um anúncio no Facebook você terá a opção de compartilhar o mesmo no Instagram. Isso poderá gerar custos diferenciados no orçamento, então fique atento.

 

Gostou dessas dicas? Curta a nossa página no Facebook e receba muito mais conteúdo!

Quer aprender mais? Participe do nosso treinamento presencial, o Workshop Mídias Sociais para Pequenas Empresas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *